Mensagens

A mostrar mensagens de 2011

Ultimo do ANO 2011

Imagem
Para fechar o ano em grande estilo o amigo Barte“Fernando” estriou o seu novo brinquedo, “oferta do Pai Natal”, uma linda twenty-niner da Trek, sendo este o ultimo passeio e tendo em conta os compromissos para o réveillon, fizemos uma voltinha tranquila por alguns dos trilhos habituais que deram para tirar as primeiras impressões da nova maquina. No final ficaram desculpas do estilo “os pneus estão muito cheios, foi a primeira vez” ficamos aguardar melhores prestações da nova maquina, lol. Bom ano.

Passeio de Natal BTTPINOCO

Imagem
Feliz Natal

Passeio de Natal Solidário - Bikespace

Imagem
Quando fomos convidados a participar nesta acção solidária não hesitamos em aceitar. A época natalícia que estamos a passar tem certamente uma capacidade diferente de despertar o espírito solidário bem necessário nos tempos que vivemos, por isso nos juntamos neste apoio através de bens alimentares ao Centro Juvenil S.José e Lar de Santa Estefânia. Na saída o São Pedro parecia querer pregar-nos uma partida, mas ao fim de alguns minutos verificamos que era simplesmente falso alarme e por entre Centro Histórico  e parte nova da cidade Capital Europeia da Cultura  fomos fazendo alguns quilómetros que nos ajudavam ao aquecimento para a escalada ao Alto da Penha . Acabamos por ser brindados com uma manhã interessante, com companhia interessante, com gente conhecida e desconhecida, mas tudo com muito bom espírito.  

Nova roupagem

Imagem
Estreia molhada estreia abençoada, esta reformulação de uma antigo ditado será certamente a que melhor assenta nesta nossa estreia da nova farda.

Jantar de Natal

Imagem
Mais uma vez juntamos um número muito significativo de elementos e seus familiares num jantar nesta época que se quer de reencontro, confraternização e convívio. Os descendentes são cada vez mais e acrescem com a sua presença à beleza do momento passado. Esperamos que este momento anual seja um laço muito firme na nossa amizade e que não se deixe quebrar por motivo algum. Aos que não puderam estar presentes por motivos diversos asseguramos que os sentimos cá também. A todos Boas Festas!

Os melhores trilhos com os Favaios

Imagem
Na altura da despedida em  Maio  deste ano e após termos sido tão bem recebidos em Jales pelos manos Favaios ficou a promessa de lhes oferecer um pequeno passeio por trilhos cá da zona do Vale do Ave e pelos quais nós nutrimos grande empatia, e como tal sabíamos que lhes poderíamos oferecer por cá esse brinde. Pelas duas experiências que tivemos juntos rapidamente depreendemos que as abordagens aos trilhos têm que ser uma pouco "apimentadas" e assim ensaiamos um traçado que incluía uma abordagem com vistas sobre o Vale do Ave, também alguma parte do Vale do Vizela e contornos pelo ainda pequeno caudal do Rio Leça. Foram incluídos alguns dos singles que mais gostamos, passagem pelo que melhor temos de monumentos nacionais cá do sítio, alguns trilhos agrícolas e muita pedrinha e empedrado para subir a exigência técnica do trajecto. Certos que fizemos o melhor que podíamos para retribuir a grande simp...

Quase... Penedo das Letras

Imagem

Passeio pelo Kintal Relaxxxx

Imagem
Depois do empeno do passado Domingo, este feriado foi para relaxar com a minha princesa pelos trilhos do nosso basto kintal, para este passeio juntou-se a mim o amigo Fernando que pelos visto também teria sido alvo de um empeno, não no Domingo mas sim no Sábado, mas isso agora não interessa para nada, resumindo foram 35km com direito a 950m de acumulado e umas brincadeiras com alguns seres vivos.... ou não.....

5º PSING

Imagem
Mais uma nossa participação num evento de SS'ers e mais uma vez criado por iniciativa de Singlespeed-Portugal  desta vez a organização com chancela CEVA ( Clube  de  Empenados do Vale do Ave ). Empenados ficaram alguns mas ao mesmo tempo certamente com uma "barrigada" de bom BTT, pois a conjugação dos bons trilhos escolhidos eclodiram num magnífico passeio. A passagem por locais de grande carisma, por entre caminhos (campos) agrícolas, por monumentos nacionais, por empedrados vivos e muito mais, deixaram certamente a sua marca em quem participou. No que concerne em particular à nossa presença escusado será dizer que é a nossa "praia", desta vez sem uma participação massiva mas com um numero interessante de 4 SS'ers. São momentos como estes que não nos deixam largar este nosso vício. Obrigado a quem nos proporciona e acompanha nestes momentos. Relatos dos participantes no passeio Relato Amigos do Pedal (Vila Nova de Famalicão) Crónica do ...

Ensaios pelos trilhos - Episódio 2

Imagem
Aproveitando estas ofertas de Outono para de uma forma apetitosa gozarmos destes maravilhosos trilhos, ainda por cima a todas estas cores misturamos água para umas brincadeiras, quer nos pequenos "charcos" quer por entre as rochas a aumentar o grau técnico de abordagem. E ficávamos por aqui a divagar, sem não mais parar, tamanho é o prazer que conseguimos radiar, quando encontramos toda a melhor conjugação para pedalar. Isto até há poesia hoje, a coisa foi mesmo boa! 

Ensaios pelos trilhos

Imagem
Hoje foi dia de verificarmos as cores, o estado ciclável, a dureza, a humidade, de trilhos conhecidos. Ensaios pelos trilhos from Domingos Gouveia on Vimeo .

Manobras XI

Imagem
VII, VIII, IX, X e finalmente XI são as nossas presenças nestas manobras prova que para nós é mais que carismática pois são também o número de anos que como grupo vamos passeando por aí. Numa análise rápida ao percurso diríamos que a parte Famalicão-Ribeirão-Lagoa surpreendeu, a parte final desde junto ao Penedo das Letras muito completa sem desníveis acentuados, tudo o restante por nós já percorrido numa ou noutra altura. Em suma uma conjugação de trilhos e singles apetitosa. O espírito do passeio "desorganizado" assistido por track GPS a nós nos fascina por isso no próximo ano lá estaremos. Video Rescaldo ForumBTT

Sunday in the yard

Imagem
Pelo Kintal num Domingo de manhã coisa rara mas aconteceu. Contando com uma participação tripartida fomos furando por entre alguns fetos e silvas e encontramos alguns trilhos interessantes.

Pela bacia hidrográfica do rio Leça

Imagem
Mais uma abordagem aos arredores de Monte Córdova desta vez com verdadeiro aquecimento até à Nascente do Leça. Fomos depois serpenteando trilhos e caminhos pelas margens do rio até alcançarmos o momento mais bocólico da manhã a passagem pelo pequeno fio de água junto as quedas de Fervença. Desta vez o grupo abraçou a companhia do, sempre benvindo, Carlos Alberto aka CASC.

OriBTT - Lamelas

Imagem
Esta nossa participação pioneira num evento de Orientação em BTT obteve boa pontuação colectiva (apesar do pequeno grupo de 3 elementos). Esta promoção de orientação em BTT cuja organização bi-partida pelo Clube de Desporto e Aventura - Trampolins de Santo Tirso e Câmara Municipal de Santo Tirso, e que teve como Director de Prova o Professor Fernando André, foi sem duvida a melhor oportunidade de experimentação que tivemos, pois a simpatia, a prontidão na ajuda e as condições oferecidas, foram das melhores. Com direito a guia da organização (o nosso particular agradecimento) que rapidamente nos tornou capazes de entender o detalhe do mapa apresentado, fomos avançando com alguma incerteza mas com muita vontade de descobrir, e picagem após picagem fomos interagindo de forma mais consistente. Lição a tirar confiança a mais neste tipo de coisa não ajuda é sempre necessária muita atenção e eficácia na leitura dos mapas. Sem contabilizações de tempos, distâncias, altimet...

Monte de Santa Marta das Cortiças

Imagem
Sempre muito completas estas idas prós lados de Santa Marta quer pelos trilhos de acesso nomeadamente a passagem por Leitões quer pela forma abrupta como se faz a sua ascensão. Por várias observações, através de fotos e comentários, sobre a elaboração da pista de downhill de Santa Marta, surgiu a curiosidade de lá dar uma vista de olhos. Deu para verificar que a sua parte inicial é mesmo só para "eles" pois alguns pontos a alternativa é mesmo só fazer, nos dois terços finais dá para aproveitar. Assistimos mesmo a uma passagem de dois bikers, e que fácil parecia aquilo! Foi mais uma manhã como gostamos e com a volta a velocidade cruzeiro.

Serra do Oural

Imagem
Visitamos a Serra do Oural pela primeira vez, mas depois de lá termos estado dizemos: Olha aqui tão perto! Já foi outrora um lugar imune onde Hospitalários fizeram história, em 1258 era couto da Ordem do Hospital a Boalhosa, freguesia esta onde se encontra o ponto mais alto da serra, a 722 de altitude, junto ao marco Geodésico de 1ª Ordem, 12 mt de altura. Este passeio surgiu como pioneiro para que várias novas conquistas geodésicas sejam feitas, já que neste dia registamos mais quatro "pinocos". Feitos Eos pelas 7 da matina arrancávamos para terras de Vila Verde mais propriamente para Albergue de S. Pedro de Goães, de onde fariamos partida para este circulus  que nos levaria a Oriz como ponto mais longuínquo. Cedo começamos a trilhar caminhos por entre terras de nomes estranhos, no acesso tínhamos passado por Anais, e nesta crónicas iremos fazer menção a outros nomes interessantes. Os cinco, não os da série, elementos dos BTTPINOCO, tiveram o seu aque...

O primeiro de Outono

Imagem
Uma bela manhã para a prática e tendo em conta que era o nosso primeiro passeio de Outono fomos em busca de paisagens bucólicas e completamos um belo passeio não nos distanciando demasiadamente de casa. Passamos pelo Arquinho, fomos até Bougado junto às margens do Ave e na volta por Cabeçudos subimos ao monte para descer a Requião.

O ultimo deste Verão

Delães, Bairro, Vila das Aves, São Martinho do Campo, Roriz, São Mamede de Negrelos, Codessos, Sanfins de Ferreira, Cabanas, Rebordões, Sequeiró e julgo não nos termos esquecido de nenhuma. Por entre todas estas freguesias com novas investidas à volta de trilhos do Manobras VII, do PUF5, da PR 7ST “Entre Mosteiros”, da PR 4ST “Abraço” e alguns trilhos virgens que nos marcaram bem o corpo, fizemos um passeio de manhã de sábado como já não fazíamos à muito tempo. Em parte do percurso fomos encontrando marcações do III Passeio Rodas Tortas que se realiza amanhã e fizemos algumas partes (em sentido contrário) bem interessantes. De especial gozo ficaram as descidas improvisadas até à Metalização das Pombinhas e a do São João do Carvalhido. Não esperávamos encontrar o trilho da Avó e o trilho das Vacas com vegetação tão intensa, o que até ia provocando um ligeiro acidente, isto só indicia que andam a ser pouco frequentados.

Covelas à mesa.

Após Serra da Boneca e para não alterarmos o carrossel optamos por ir até Covelas. Desta vez as alterações de altitude não foram tão intensas mas também existiram as descidas técnicas seguidas de super subidas. A passagem junto ao Rio Sanguinhedo, a cor avermelhada do terreno envolvente talvez tenha influenciado a escolha do acompanhamento à mesa. A parte final do passeio teve a boa companhia da chuva intensa e para tal o melhor foi passar por casa e secar o corpito pois tínhamos mesa pronta e à nossa espera. Obrigado família Marinho e senhores por mais esta magnifica oferta, bem hajam.

Une rentrée très difficile

Três foram os que, mesmo contornando o menor empenho no período de férias, fizeram questão de abrir as hostes para a nova temporada, ah pois é nós aqui é como manda a sapatilha.

Serra da Boneca quase ate Delaes....

Esta aventura surgiu da vontade expressa do Redleh em fazermos uma travessia de algumas Serras vizinhas, tendo como primeira a da Boneca. Fizemos deslocação pelo comboio até S.Bento e de lá partimos junto ao Douro até Sebolido onde no Vale Murisco começamos a abordagem ao alto da Serra da Boneca. Por entre alguns caminhos e descidas técnicas logo seguidas de grandes declives para atingirmos as mesmas cotas fomos seguindo até atingirmos o alto da Serra de Santa Iria. Depois de alguns minutos a descer por entre um ou outro trilho técnico fizemos a travessia do Rio Sousa tínhamos alcançado a Senhora do Salto. O objectivo de incluir Serra de Pias e Santa Justa acabou por não se concretizar talvez pela falta de conhecimento do constante sobe e desce destes terrenos, achamos por bem abortar a missão e tomar rumo à estação de comboio de Rio Tinto e de lá voltar a Caniços de onde tínhamos arrancado. Mesmo não completando todo o traçado de registar mais duas conquista...

Aos doces no São Bento

Em Dia Santo e em mês de romarias fomos ao São Bento das pêras buscar doces.

Une journée de vacances

A influência do ambiente fez surgir o nome do passeio, mas podemos assegurar que pelo monte as manobras continuam as mesmas pois as máquinas não mudam quer durante o ano quer em Agosto. Já em plenas férias a quase totalidade do grupo faz com que o passeio da manhã de sábado seja feito por 3 elementos. Cada um com a sua opção, faltou mesmo o Careca para que todo o tipo de bicicleta surgisse hoje, já que tínhamos uma rígida, uma suspensão-total e uma roda-fina. Pequena volta matinal que mesmo assim deu para ligar várias freguesias dos três concelhos vizinhos, Santo Tirso, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

GO180 Video

Os Pinocos e a Serra

Desde 19 de Fevereiro deste ano que não visitávamos esta Serra e foi a terceira vez que a visitamos nas nossas aventuras.  Esta escolha ocorreu para que antes do período de férias pudéssemos juntar o maior número de elementos a percorrer os melhores trilhos numa das Serras de eleição para a prática da nossa actividade de lazer, confraternização, diversão, sacrifício e também alguma galhofa. A escolha do track foi a que por influências e recomendações não nos deixou alternativa que não a de nos aventurar à mesma. Sobre o traçado feito, e muito bem feito, no II Passieo BTT – “O Homem e a Serra” fomos deliciando as magnificas paisagens da Serra da Cabreira. Foram sete os que apareceram à hora marcada com a intenção de passar mais um belo sábado, uns mais pontuais que outros chegaram, mas sem nunca comprometer os horários planeados. Após nosso tele-transporte lá estávamos junto ao Estádio Municipal de Vieira do Minho de onde ...

Por Terras de Kallaikoi

É contra-natura esta insistência nos passeios ao Domingo de manhã pois a essência deste grupo molda-se à volta dos passeios de sábado, todavia os 5 elementos que rodaram fizeram voltar aquela nostalgia dos passeios com numerosas participações. Talvez pelo numero de elementos a manhã foi aproveitada até à ultima gota, quando se começa um passeio em que nos primeiros 14 kms descemos a 60 metros e ascendemos aos 560 metros para fazermos uma visita ao local onde terá habitado um pequena povoação entre os Sec.V e III a.c., esse passeio só poderia indiciar uma bela jornada. A opção de "rasgar" o cume do monte até Lustosa, descer para Vilarinho, tudo isto cheio de trilhos técnicos, atravessar o Rio Vizela para Moreira de Cónegos e voltar a casa em velocidade cruzeiro, apimentou a manhã.

2º Trilhos Covense

Associando o facto de ser um passeio organizado por gente boa e sendo pelo interior do "nosso" kintal a curiosidade de saber como podíamos ser surpreendidos fez-nos inscrever neste evento. É sempre bom saber e reconhecer que temos aqui tão perto dos melhores trilhos existentes, sem duvida que dos melhores para os melhores treinos. Parabéns à malta organizadora, notou-se trabalho de casa.

Rewind of 1st MTB Ride - RAHC

Nesta manhã, que no principio escondia um Sol radiante, fomos ás Senhoras do Monte aproveitando o desenho do  Passeio de BTT - RAHC , no sentido inverso. Não deixando de desfrutar o "Single da Aco"  , desta vez a pequena armada já se compôs com 3 elementos.

1º Paseio BTT - RAHC

Imagem
Seria um Déjà vu o esperado deste passeio, fez prevalecer na escolha da participação neste evento o facto de comparticiparmos na continuação de um projecto num dos desportos de pavilhão mais emotivos existentes, e não só mas também porque teremos este clube na divisão maior desta modalidade e seria muito interessante que se pudesse manter durante algumas épocas. A participação a nível do grupo foi reduzida, unicamente o SS'er Sognimod deixou a sua marca,  a escolha da bicicleta só com uma velocidade foi "quase" arriscada pois o percurso ao contrário do esperado até foi de nível bem "altito". No goto caiu muito bem a descida desde a AcoShoes e a forma como se fez a ascensão ao topo de Senhoras do Monte. Está de parabéns esta gente de Riba de Ave que trabalhou e provou ser capaz de boas organizações. Apesar da partida ter sido feita quase, quase na hora, a manhã de Domingo é muito curta e o tempo para fotos foi reduzido, deu ...

GO180 - Guitarrada ao Luar

Depois da primeira experiência no GO120, não poderia faltar a mais um evento desta magnifica organização, desta vez seria o GO180 prova essa que foi dividida em dois dias sendo que o primeiro contava com 100Km com aproximadamente 2.000m acumulado e o segundo dia contava com cerca de 75km com aproximadamente 1.700m acumulado, como não poderia estar presente nos dois dias fiquei mesmo pelo 1º dia, ainda não eram 08:00 já estávamos eu e o amigo Fernando a apontar no ponto de encontro, no local já se encontravam alguns corajosos a preparar as maquinas para esta grande odisseia, depois de levantar os dorsais preparar as maquinas fazer umas filmagens para registar o momento e la nos fizemos aos trilhos por volta das 08:10, a ideia seria arrancar cedo para chegar cedo devido a compromissos por parte do amigo Fernando, o percurso delineado por nos para este evento passava pela fuga 3 que pelas nossas contas daria para chegar-mos a horas, o percurso em si já me era familiar visto já o ter feit...

Castro do Monte Padrão

"O Castro do Monte Padrão ou antigo Castro Monte Córdova é constituído por vestígios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, a cerca de 7 Km de Santo Tirso, na freguesia de Monte Córdova." Nesta manhã de Domingo e com previsões de altas temperaturas a opção do passeio passava pela escolha de uma pequena distância mas com bons motivos de interesse pois caso contrário seria uma manhã enfadada. A opção recaiu por um acesso ao sopé do Monte Padrão passando pelo centro da cidade de Santo Tirso, terra onde podemos encontrar os Jesuítas da Moura (ao passarmos pela frente da Confeitaria e Pastelaria Moura a vontade de "calorificar" o corpo foi imensa mas ponderamos a achamos melhor continuar sem parar). Acabou por se tornar bem interessante a escolha da ascensão ao ponto mais alto do Monte Padrão pela freguesia da Carreira, melhor só mesmo a descida do Alto da Nossa Senhora da Assunção até Burgães.  Já, alguns de nó...

Pilar - O Maciço Granítico da diversão.

Mais uma ida ao Monte Pilar numa manhã de Domingo, poderíamos esmiuçar uma série de narrações mas ficaremos por aqui, a sua imponência continua a mesma e escusado será dizer que é dos nossos locais preferidos a visitar.

Trilhos da Visitação - Alto da Penha

Dentro dos pequenos passeio matinais de sábado o escolhido para esta semana talvez fosse um pouco audaz, mas acabamos por o completar à mesma com a ajuda final da EN105. Tentando incluir uns trilhos novos na abordagem à cidade berço lá fomos seguindo a azimute do GPS até que alcançamos o centro histórico. Antes de atingir a ciclovia fizemos travessia do parque da cidade e logo que chegamos à antiga estação de Paço Vieira começamos a aumentar a percentagem de declive cada vez que fazíamos mais um quilometro e por entre trilhos agradáveis chegamos a Costa, agora tínhamos mais umas centenas de metros a fazer e estava atingido o ponto mais alto do dia. Por fim descemos pela PR3 Guimarães/Penha e voltamos a casa em velocidade "cruzeiro".

Nova abordagem ao Património Industrial do Vale do Ave

A notícia que a meio da semana surgiu sobre a fusão de três grandes empresas têxteis do Vale do Ave, provocou a vontade de por entre ele trilhar caminhos pois o que hoje ainda não é património poderá vir a ser no futuro. Podemos passar muito perto de duas das empresas e ao longe na linha do horizonte talvez pudéssemos ter visto a outra. Do que ao BTT compete foi mais um pequeno passeio matinal que juntamos vários traços conhecidos com outros que foram agradáveis surpresas.

Trilhos das Minas de Jales - 1º Episódio

Imagem
Após um ano um mês e três dias voltamos a Jales e fomos recebidos pelos manos Favaios que com a maior amabilidade nos guiaram num belo passeio com início e fim em Campo de Jales. Arrancamos então de Campo de Jales em direçao a um Paiol de pólvora onde após alguns metros atingíamos os 1025 metros de altitude. Já com os músculos devidamente aquecidos tivemos a nossa primeira descida esta até Guilhado. Estávamos agora num denso pinheiral onde por entre uma paisagem bucólica fomos descendo por cima de pequenas pinhas que por vezes nos traziam a sensação de OTB, atravessando a EN 206 até Nozelo e agarrando a EN 2 seguimos até à sede do município de Terras de Aguiar de Pena. Após travessia do centro da vila estávamos agora novamente na EN 2 a ao longe avistávamos o Viaduto da A24 Vila Pouca de Aguiar, obra imponente que pela quantidade de betão que por ali víamos terá “ajudado” uma qualquer empresa portuguesa a estabilizar as suas contas. Por entre trilhos e caminhos chegavamos a ...

Neblina no Kintal

Hoje andamos pelo Kintal em dia de neblina. Com intenção de fazermos um pequeno passeio matinal resolvemos juntar uns trilhos do kintal e mais uma vez a aposta foi rentável. Que belos trilhos temos nós por cá! Não fomos os únicos a escolher trilhos vizinhos pois verificamos terra fresca em determinados locais, e também avistamos e cruzamos-nos com outros bttistas. Conseguimos até belos momentos adrenalíticos e deu mesmo, como sempre, para encontrar novos trilhos. Video

Serra da Freita - 1º Episódio

“Esta crónica tem o nome de "Episódio Piloto" porque tal como acontece no caso dos episódios piloto, este pode não ter continuação.” in crónica de 24 de Janeiro de 2010 Ao contrário do que escrevemos no passado ano, o passeio teve mesmo continuação, tal como nas séries televisivas geralmente a sua duração é maior em relação aos episódios normais — normalmente o dobro da duração, inicialmente é utilizado para se apresentar aos CEO´s e mais tarde aos demais. Quem vai à Freita pela primeira vez fica sempre com a sensação que ficou algo por fazer e foi o que aconteceu ao ZéKTM ( bttpinoco ) que juntamente com o Artur ( indio do monte ) ensaiaram em laboratório um “risco”, desde a emblemática Capela de Nossa Senhora da Lage até Manhouce onde poderíamos deliciar um belo banho num dos poços existentes nas várias ribeiras, era-nos prometido o Éden. Esta primeira parte do percurso com algumas partes de declive muito acentuado e vários problemas técnicos, fez com que o tempo de desloc...

Por entre Rios e Monte Córdova

Hoje o Sol apareceu na hora de saída de casa. Animados e a idealizar um ameno passeio matinal estivemos pouco tempo pois a chuva e um dia Invernoso apoderou-se da manhã. Mesmo contra as contrariedades fomos avançando e por entre uns instantes mais límpidos íamos conseguindo tirar um bom partido da escolha feita, a junção dos trilhos com passagem entre cerca de dez freguesias vizinhas desde Delães até Monte Córdova e com a Travessia dos rios Ave, Vizela e Leça, acabaram por nos fazer esquecer a chuva que teimava em não nos largar. Apesar das condições meteorológicas juntamos dez destemidos que percorreram cerca de 37 kms com quase 1000 mts de acumulado de subida.

Bornes To Be Alive

Cedo nos encontramos desta vez, pois a viagem que tínhamos pela frente era longa. As consequentes obras no IP4, os desvios e um pequeno engano de navegação tornou a viagem uma pouco mais demorada mas que não nos fez alterar planos e foi por volta das 9 horas na Albufeira do Azibo que em pleno Nordeste Transmontano arrancamos para mais esta aventura que no nosso cardápio iremos colocar como mais um reconhecimento a uma Serra por nós ainda não explorada, a Serra de Bornes. Com forte investimento turístico esta albufeira possui duas praias fluviais, a da Ribeira e a da Fraga da Pegadá, é uma Área de Paisagem Protegida onde a fotografia de natureza pode-nos oferecer a recolha das melhores imagens. Não conseguimos, porém registar nenhuma Garça Real ave usual nestas paisagens, mas começamos desde logo na recolha daqueles que julgávamos serem os melhores “shots”. Após termos largado as margens da Albufeira rumamos a Vale de Prado, freguesia que até ao início do século XIX foi sede de concelh...

Sábado Pascal

Passeio muito pré-pascal este que nos ocupou esta manhã de sábado. Seguindo as últimas investidas por terrenos circundantes numa mais restrita área lá fomos "limpando" mais uns trilhos e deliciando outros no meio de belos momentos cheios de boa disposição.

Check Rails in the Kintal

Aquilo que definimos como uma verificação dos trilhos do "nosso" quintal (aquele que nos permite fazer pequenos mas muito completos passeios) tornou-se numa manhã extremamente divertida e bem conseguida, estes passeios de sábado estão cada vez melhores, existe por cá de tudo. Temos locais que sentimos a necessidade de maior frequência para que mais não seja surgirem mais limpos noutras abordagens. Será certamente um principio de alguns bons episódios.

Cores de Primavera pelo Pilar

Ora cá está um belo treino para quem gosta de coisas intensas, a única desvantagem entre um treino normal e este é que o nível de concentração tem de ser muito elevado pois a quantidade de elementos paisagísticos de extrema beleza podem de certa forma fazer-nos perder algum tempo na sua assimilação . A subida ao alto granítico de Pilar começando pela freguesia de São Tomé de Negrelos chegando até à Metalização das Pombinhas ligando Cabanas a Santa Luzia é de elevação considerável. A volta pelo Alto de São Jorge até à travessia do Rio Leça em Valinhas, a subida pelo Carvalhal de Valinhas e a ascensão à Senhora da Assunção com descida até Burgães em que a maioria do traçado coincide com pista de DW torna este passeio dos mais completos que pela zona podemos fazer. Com a chegada da Primavera, o tempo e as cores que nos são presenteados por esses montes cimenta a vontade das saídas e como tal é esperada uma maior afluência de ...

Rota do Cabrito

Esta ida até terras da vila de Castelo da Maia preencheu-nos um passeio que nos surpreendeu pois não tínhamos conjeturado tal mistura de trilhos. Tal como planeado parte do passeio foi aproximado ao track original, tendo nós nunca perdido a orientação, passamos pelos pontos mais importantes do traçado. A conquista geodésica do Pinoco de Cabrito foi a medalha do passeio, mais um que poderia ter sido alcançado noutras alturas mas hoje não deixou de ser um belo dia para o fazer. De entre vários novos trilhos que conhecemos a pequena sequência aproveitada por umas marcações do Enduro Trails 2011  colocaram estes locais como prioridades em novas saídas. Não sendo zona normalmente abordada não esperávamos por lá encontrar gente conhecida, mas não é que na descida do Monte de Paradela encontramos em sentido contrário Indy, Tico e Plus, a sabedoria dos ditados antigos é imensa "Como o mundo é pequeno". Os 50kms com cerca de 1250 metros de acumulado de subida t...

GO120

Imagem
"O conceito "GO" é baseado numa ideologia de eventos sem custos para os participantes.  Sempre em AUTONOMIA, e guiados por GPS. Uma espécie de PONTO DE ENCONTRO" By Seara Trilhos A participação dos Pinocos na primeira Grande Odisseia foi em numero reduzido remeteu-se unicamente a dois elementos aos quais de juntou o Carlos Alberto, muito cedo saímos do local de encontro habitual rumo a terras Limianas mais nomeadamente Seara pequena freguesia do concelho de Ponte de Lima. Por tudo o que líamos, observamos e era comentado sobre quem nos oferecia esta oportunidade foi grande a expetativa de criamos, e não saiu gorada, não fosse a intempérie que no meio do percurso apareceu e ainda poderíamos ter gozado mais a aventura. O acumular de várias situações fez-nos ponderar e optar pela FUGA 2 não concretizando a subida completa ao Mezio de toda a forma os cerca de 90kms encheram-nos a alma e corpo e o acréscimo de vontad...

Dia do Pai de SS

Ao chamamento feito para que neste dia fizéssemos um pequeno passeio de SS, para que por várias situações pudéssemos ficar com restante dia livre, foi obtida replica por parte de 4 SS'ers cá do sítio. Manhã muita animada por sinal (para não variar) e por diversas razões, para começar a falta de apoio para GPS deixou-nos a navegar à conta da nossa memória Google Earthiana e a coisa até não correu mal. Após terminarmos este passeio tínhamos ficado com a impressão de termos feito cerca de 70 a 80% do percurso pretendido e assim foi, tudo o resto foi encontrar alguns locais que nos apetecia passar outros que nos pareciam porreiros e lá estávamos nós a ficar "picadinhos" pelo mato que começa a fortalecer agora que nos aproximamos da Primavera. Interessante também se tornou o momento em que depois de "ameaça" de tiro fomos chamados a ultrapassar mais um desencontro com o track por um grupo de gentes que completavam uma equipa bem animada na li...

Pelos Trilhos da Maria da Fonte VII

Hoje foi dia de Maria da Fonte, o relógio tocou cedo mas acabei por o desligar e atrasei-me para o pequeno-almoço com o restante grupo que iria parte para Mondim e outro elemento iria fazer companhia ate Fafe, mas mesmo assim ainda consegui chegar a tempo para cumprimentar a malta, depois foi tomar o pequeno-almoço e esperar pelo amigo Rotiv, entretanto apareceu mais um elemento “Rido” que iria fazer a estreia da sua cabra de estrada, lá nos fizemos a estrada a caminho da Póvoa de Lanhoso. Depois de chegar fomos levantar os dorsais, muito simples e rápido o levantamento dos mesmos, a chuva começou a dar o ar da sua graça, perto da hora lá nos fizemos a estrada para o local da partida, as 10:15 foi dada a partida, os primeiros km em estrada e a subir deram para dispersar um pouco os mais de 700 participantes, depois de entrar na monte foi desfrutar de todas as subidas carregadas de lama e muito técnicas o mesmo aconteceu com as descidas com grandes singlestracks com muita pedra a mistur...

Seguir Viagem - Delães a Mondim

No local do costume encontramos-nos para um sábado que teria a grupo dividido em várias escolhas, quem participaria nos Trilhos Maria da Fonte, quem iria até Mondim, quem acompanharia grande parte do percurso até Mondim e por informações cruzadas soubemos que também quem arrancaria em bicla de estrada. Tínhamos então num sábado um dia suigeneris, que aguardávamos nos oferecer bom tempo.  A ideia original do passeio a Mondim surgiu numa conversa tida num passeio feito no inicio do mês passado, todavia como a adesão não parecia vir a ter sucesso esteve para não acontecer, nos últimos dias quase momentos o grupo de aderentes passou a 3 e então a viagem foi planeada. O recurso ao track gentilmente cedido pelo Pedro Ribeiro foi uma muito boa ajuda de orientação, aqui e além fomos alterando um pouco o trajeto tentando apimentar a coisa e mesmo complementando com uma ou outra conquista geodésica. Tínhamos ponderado como objectivo a subida ao ponto mais alto d...