Geres/Xures

As Sombras adquiriram uma grande fama devido às suas minas de volfrâmio (filões de quartzo com volframita negra) que se exploraram intensamente durante a II Guerra Mundial, devido à sua escassez e elevado preço. Este metal era muito importante para o endurecimento do aço utilizado na blindagem anti-aérea. Nesta altura, uma grande quantidade de trabalhadores deslocou-se em busca do apreciado metal. A mina das Sombras converteu-se numa espécie de El Dorado. Ainda se podem ver o posto da guarda e as rudimentares casas utilizadas durante a exploração das minas. São os restos dos sonhos e da riqueza abandonados. Outros minerais que se podem encontrar nas Sombras são a molibdénio e o berílio de cor vermelho azulado, sem esquecer a exploração do ouro que fizeram os romanos nestas serras.
O fim da II Guerra Mundial fez cair os preços do volfrâmio devido à entrada de minerais vindos da China, Birmânia e Bolívia. A exploração da Mina das Sombras entra em decadência até ao seu abandono definitivo, poucos anos depois.
..........
Quando nos encontramos pelas 8:30 no Campo Geres, tínhamos como objectivo arrancar até á Portela do Homem passando em parte pela Geira Romana e assim o fizemos. Chegados á primeira etapa tínhamos destino Torneiros que foi atingido sem antes fazermos uma boa subida e umas passagens por locais pitorescos, onde inclusive tivemos uma pequena manada de bois a fazer-nos uma emboscada, nada que não se pudesse resolver com uma nova velocidade dada á pedaleira. Tínhamos agora que descer, e os travões até largavam fumo, mas o piso de terra acabava e chegávamos a Torneiros . Para petiscar escolhemos um local junto ao rio muito perto das águas quentes. As forças foram restabelecidas, não tivéssemos nós que chegar á igreja de Nosa Señora do Xurés, situada nos arredores de Vilameá. Foi subir, subir e subir até chegarmos ao topo e entrarmos na PR Ruta de la Minas de las Sombras, com uma extensão de 9 Km, após algum sacrifício tínhamos conseguido chegar á Mina das Sombras que se situa no Parque Nacional Baixa Limia-Serra do Xurés. A nossa cruzada estava para terminar as forças já faltavam e o grupo ficava repartido uns que partiram á frente com intuito de trazer as viaturas para mais próximo da Portela do Homem e outros que ficaram a acompanhar os nossos mais que valentes convidados Vítor e Aníbal, que com grande dificuldade foram capazes de, eles também, saborear toda esta magnifica rota.






Comentários

partilha disse…
foi uma "trip" que eu gostei muito, temos de ir la outra vez
Flechinhas disse…
tb gostava...parece que é muita adrenalina...
ZéKTM disse…
cada vez gosto mais do nosso grupo...voçês são tudo o que se pode querer para companheirismo, aventura e adrenalina. Como se diz: bom para o stress optimo para a saúde.
ZéKTM disse…
sei que houve quem não gosta.se do passeio ao gerês, por ter sido muito "atribulado" e "stressante"...só um cometario a isto: "É uma substância produzida por pequenos órgãos que ficam sobre os rins (Glândulas supra-renais). A liberação dela no sangue se dá, através de um sinal, no qual pode ser o de baixo nível de glicose. Seu efeito é oposto ao da insulina, ela também inibi a liberação de insulina. Ela também pode atuar, como um neurotransmissor, e tem efeito sobre o sistema nervoso simpático.

Este neurotransmissor é liberado em resposta ao grande stress mental ou físico, e liga-se a receptores adrenérgeticos (um grupo especial de proteínas), preparando o organismo para um grande esforço físico: suor, vasoconstricção, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios, eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros. "
ZéKTM disse…
falava eu sobre adrenalina...os velhos já não a têm ... lol

Mensagens populares deste blogue

Passeio com amigos do BTT - Os Pinocos, os Porto d'Ave e os amigos de Riba D'Ave