Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2011

Sunday in the yard

Imagem
Pelo Kintal num Domingo de manhã coisa rara mas aconteceu. Contando com uma participação tripartida fomos furando por entre alguns fetos e silvas e encontramos alguns trilhos interessantes.

Pela bacia hidrográfica do rio Leça

Imagem
Mais uma abordagem aos arredores de Monte Córdova desta vez com verdadeiro aquecimento até à Nascente do Leça. Fomos depois serpenteando trilhos e caminhos pelas margens do rio até alcançarmos o momento mais bocólico da manhã a passagem pelo pequeno fio de água junto as quedas de Fervença. Desta vez o grupo abraçou a companhia do, sempre benvindo, Carlos Alberto aka CASC.

OriBTT - Lamelas

Imagem
Esta nossa participação pioneira num evento de Orientação em BTT obteve boa pontuação colectiva (apesar do pequeno grupo de 3 elementos). Esta promoção de orientação em BTT cuja organização bi-partida pelo Clube de Desporto e Aventura - Trampolins de Santo Tirso e Câmara Municipal de Santo Tirso, e que teve como Director de Prova o Professor Fernando André, foi sem duvida a melhor oportunidade de experimentação que tivemos, pois a simpatia, a prontidão na ajuda e as condições oferecidas, foram das melhores. Com direito a guia da organização (o nosso particular agradecimento) que rapidamente nos tornou capazes de entender o detalhe do mapa apresentado, fomos avançando com alguma incerteza mas com muita vontade de descobrir, e picagem após picagem fomos interagindo de forma mais consistente. Lição a tirar confiança a mais neste tipo de coisa não ajuda é sempre necessária muita atenção e eficácia na leitura dos mapas. Sem contabilizações de tempos, distâncias, altimet...

Monte de Santa Marta das Cortiças

Imagem
Sempre muito completas estas idas prós lados de Santa Marta quer pelos trilhos de acesso nomeadamente a passagem por Leitões quer pela forma abrupta como se faz a sua ascensão. Por várias observações, através de fotos e comentários, sobre a elaboração da pista de downhill de Santa Marta, surgiu a curiosidade de lá dar uma vista de olhos. Deu para verificar que a sua parte inicial é mesmo só para "eles" pois alguns pontos a alternativa é mesmo só fazer, nos dois terços finais dá para aproveitar. Assistimos mesmo a uma passagem de dois bikers, e que fácil parecia aquilo! Foi mais uma manhã como gostamos e com a volta a velocidade cruzeiro.

Serra do Oural

Imagem
Visitamos a Serra do Oural pela primeira vez, mas depois de lá termos estado dizemos: Olha aqui tão perto! Já foi outrora um lugar imune onde Hospitalários fizeram história, em 1258 era couto da Ordem do Hospital a Boalhosa, freguesia esta onde se encontra o ponto mais alto da serra, a 722 de altitude, junto ao marco Geodésico de 1ª Ordem, 12 mt de altura. Este passeio surgiu como pioneiro para que várias novas conquistas geodésicas sejam feitas, já que neste dia registamos mais quatro "pinocos". Feitos Eos pelas 7 da matina arrancávamos para terras de Vila Verde mais propriamente para Albergue de S. Pedro de Goães, de onde fariamos partida para este circulus  que nos levaria a Oriz como ponto mais longuínquo. Cedo começamos a trilhar caminhos por entre terras de nomes estranhos, no acesso tínhamos passado por Anais, e nesta crónicas iremos fazer menção a outros nomes interessantes. Os cinco, não os da série, elementos dos BTTPINOCO, tiveram o seu aque...