Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2011

Castro do Monte Padrão

"O Castro do Monte Padrão ou antigo Castro Monte Córdova é constituído por vestígios de um povoado fortificado que se situa num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, a cerca de 7 Km de Santo Tirso, na freguesia de Monte Córdova." Nesta manhã de Domingo e com previsões de altas temperaturas a opção do passeio passava pela escolha de uma pequena distância mas com bons motivos de interesse pois caso contrário seria uma manhã enfadada. A opção recaiu por um acesso ao sopé do Monte Padrão passando pelo centro da cidade de Santo Tirso, terra onde podemos encontrar os Jesuítas da Moura (ao passarmos pela frente da Confeitaria e Pastelaria Moura a vontade de "calorificar" o corpo foi imensa mas ponderamos a achamos melhor continuar sem parar). Acabou por se tornar bem interessante a escolha da ascensão ao ponto mais alto do Monte Padrão pela freguesia da Carreira, melhor só mesmo a descida do Alto da Nossa Senhora da Assunção até Burgães.  Já, alguns de nó...

Pilar - O Maciço Granítico da diversão.

Mais uma ida ao Monte Pilar numa manhã de Domingo, poderíamos esmiuçar uma série de narrações mas ficaremos por aqui, a sua imponência continua a mesma e escusado será dizer que é dos nossos locais preferidos a visitar.

Trilhos da Visitação - Alto da Penha

Dentro dos pequenos passeio matinais de sábado o escolhido para esta semana talvez fosse um pouco audaz, mas acabamos por o completar à mesma com a ajuda final da EN105. Tentando incluir uns trilhos novos na abordagem à cidade berço lá fomos seguindo a azimute do GPS até que alcançamos o centro histórico. Antes de atingir a ciclovia fizemos travessia do parque da cidade e logo que chegamos à antiga estação de Paço Vieira começamos a aumentar a percentagem de declive cada vez que fazíamos mais um quilometro e por entre trilhos agradáveis chegamos a Costa, agora tínhamos mais umas centenas de metros a fazer e estava atingido o ponto mais alto do dia. Por fim descemos pela PR3 Guimarães/Penha e voltamos a casa em velocidade "cruzeiro".

Nova abordagem ao Património Industrial do Vale do Ave

A notícia que a meio da semana surgiu sobre a fusão de três grandes empresas têxteis do Vale do Ave, provocou a vontade de por entre ele trilhar caminhos pois o que hoje ainda não é património poderá vir a ser no futuro. Podemos passar muito perto de duas das empresas e ao longe na linha do horizonte talvez pudéssemos ter visto a outra. Do que ao BTT compete foi mais um pequeno passeio matinal que juntamos vários traços conhecidos com outros que foram agradáveis surpresas.