Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2011

Felgueiras Medieval

Para aliar ao conjunto de quilómetros que nos traria uma ida e volta a Felgueiras colocamos umas partes lúdicas tal como deslocarmos-nos junto ás margens do Rio Vizela, Caminhos Medievais, pontes, etc. Por Felgueiras passava a via Romana de Braga e Caladuno daí a existência de trilhos que são do nosso total agrado e só pela distância não rumamos mais vezes para estas bandas. A ligação entre Moreira de Cónegos e Vizela foi feita pelos mesmos trilhos por onde outrora o amigo Óscar nos guiou, e muito boa opção que é esta, seguindo o rio fomos até Vila Fria.   Zona mais agradável do percurso foi sem duvida a que se desenhou entre o Monte de Santa Quitéria e Jugueiros por onde encontramos a parte mais técnica do percurso. Depois foi massajar os músculos até casa com paragens para reabastecimentos calóricos e colocação de pequenas conversas em dia.

II Rota do Nariz do Mundo

Sendo esta a segunda abordagem à Cabreira pelas bandas de Moscoso foi por nós usada como uma primeira abordagem ao seu lado este. Tendo em conta que tínhamos almoço com hora marcada o passeio não poderia alongar-se muito para além do meio-dia, tomamos então como objectivo deste passeio conhecer a zona e com uma ou outra abordagem futura de dimensões idênticas pensamos estar prontos para juntar uns magníficos trilhos e obter um passeio de dimensão "Épica". Arrancamos cedo com uma neblina a acompanhar-nos e até chegarmos a Formigueiro fomos passando por alguns trilhos entre os socalcos humedecidos pelo clima dos últimos dias, uma pequena distração no GPS e pronto passamos pelo interior de um conjunto de pinheiros, árvores que não vemos tão frequentemente como mais a litoral. Os trilhos com muita água à mistura tornavam-se muito apetecíveis mas o melhor estava ainda para vir porque quando ultrapassamos Formigueiro entramos numa zona de trilhos técnicos com alguma calçada e semp...

Monte Córdova

Sem dúvida dos melhores locais para desfrutar dos melhores trilhos. Se existem passeios que ficam na memória, o quinto dos utilizadores do forumbtt foi um desses, e por tal mesmo após todo este tempo ainda nos lembramos de fazer investidas aos trilhos que o compuseram, não pegando na sua conjunção completa abordamos aquelas passagens que mais nos abriram o apetite. Posso assegurar que a maioria dos trilhos estavam "limpos" e muito ciclaveis. Deliciados foi como nos sentimos ao principio da tarde de hoje após termos feito o passeio. Nota: Para os que continuam a não aparecer, só para saber o Careca que durante a semana completou 34 primaveras pagou o breakfast.

Vale São Mamede de Este pela Via Romana

Gélidas as paisagens que fomos encontrando quando hoje de manhã rumamos ao vale de São Mamede de Este. A todo o vapor, com um ou outro pormenor que em sentido contrário até não deixou de ter a sua graça, chegamos ao centro de Braga de onde através da Via Romana GR-117 queríamos alcançar São Mamede de Este e desta vez passar ao de leve o Monte Chamor. Já com alguma paisagem similar ao nosso Gerês encontramos alguns novos trilhos interessantes e outros já conhecidos mas nem por isso não tão agradáveis. Já com uns significativos quilómetros chegamos ao Sameiro onde rapidamente fizemos ligação à Falperra, e aí um grande brinde, um grande single que nos apimentou o passeio e nos preparou para o asfalto final de uma forma mais doce. Ultrapassada a barreira dos 80 kms chegamos a casa com cerca de 1700 metros de acumulado.